
Lilia Maria Woitikoski Azzi (Porto Alegre, 1961) é artista com trajetória marcada por um olhar agudo sobre as relações entre corpo, natureza e sociedade.
Oriunda da área da saúde, com formação em Enfermagem e especialização em Saúde Coletiva, Lilia desenvolveu, antes mesmo da escultura, um profundo entendimento das fragilidades e potências do ser humano e do coletivo.
Sua obra transita entre escultura, linguagem poética e instalação, e tem como centro a experiência humana atravessada por questões ambientais, sociais e de gênero. A memória, os ciclos naturais e as marcas do tempo sobre o corpo e o território são temas recorrentes em sua produção.
A artista construiu sua formação em escultura por meio de um percurso sólido e contínuo, com ênfase na linguagem tridimensional e no pensamento visual contemporâneo. Iniciou seus estudos com a professora Ana Luz Petini no Atelier Xico Stockinger, em Porto Alegre, ainda no final dos anos 1990, e desde então vem aprofundando sua prática em ateliês, programas de orientação artística e escolas especializadas no eixo Porto Alegre–São Paulo. Sua pesquisa combina rigor técnico, elaboração simbólica e um olhar sensível às urgências sociais e ambientais do presente.
Sua série mais recente, “Vazios e Buracos: as marcas da enchente que o corpo carrega” (2024), mergulha nas cicatrizes deixadas pela tragédia ambiental no Rio Grande do Sul — revelando, em argila, o silêncio, as ausências, os afetos e os abismos provocados pela ação humana no planeta.
A obra de Lilia não busca apenas representar o mundo, ela o confronta. Por meio da escultura e da linguagem poética, convida o espectador a sentir o que foi apagado, a enxergar o que persiste invisível, a tocar o que ficou suspenso entre o íntimo e o coletivo. Seu trabalho parte do corpo como matéria sensível e política e se expande para a natureza e suas transformações, abordando questões sociais, ambientais e de gênero com densidade simbólica e afeto crítico.
Memória, perda, deslocamento e resistência são fios que atravessam sua produção. Em cada peça, Lilia constrói um espaço de sensibilidade e reflexão, onde as ações humanas sobre o planeta e sobre os corpos sobretudo os femininos deixam marcas, cicatrizes e também a possibilidade de reconstrução.
Para ela, toda matéria é corpo, e todo corpo é território de transformação.
Atelier Livre Xico Stockinger – Porto Alegre, RS
Curso de Escultura, História da Arte e Crítica
Período: 1999–2001 | Carga horária: 345 horas-aula
Formação inicial em escultura, com aprofundamento em fundamentos técnicos e teóricos das artes visuais. Participação em oficinas voltadas à linguagem escultórica, história da arte e crítica.
Atelier Selmo Ramos – Porto Alegre, RS
Curso Livre de Escultura Contemporânea
Ano: 2023
Estudos voltados à experimentação tridimensional, sob orientação da artista Joyce Ramos, com foco em processos criativos e construção de poéticas visuais.
Nano Escola de Arte e Mercado – São Paulo, SP
Formação em Arte Contemporânea e Inserção no Sistema da Arte
Período: 2023 – em andamento
Programa voltado ao desenvolvimento artístico, conceitual e estratégico de artistas em atuação, com foco na profissionalização, leitura de portfólio, crítica e inserção no circuito contemporâneo.
Ateliê da artista Stela Medeiros – Porto Alegre, RS
Orientação Individual em Escultura e Linguagem Poética
Ano: 2024
Acompanhamento personalizado da artista Stela Medeiros, com ênfase na construção de poética autoral e aprofundamento técnico em modelagem e instalação.
Atelier Livre Xico Stockinger – Porto Alegre, RS
Curso de Escultura: Construção de Cabeças e Partes do Corpo,
com a Profª Eleonora Fabre
Período: 2023–2025 | Carga horária até o momento: 184 horas-aula
Formação avançada em anatomia escultórica, proporções e expressão figurativa. Estudo aprofundado de volumes, gestualidade e construção simbólica do corpo humano.
Curso de Escultura
Prof. Luiz Henrique Mayer
Ano: 2024
Prática escultórica com foco em técnica tradicional e abordagem simbólica da forma. Ênfase na linguagem tridimensional como meio expressivo.
Curso de Escultura em Pedra
Prof. José Francisco Alves
Início: 2024
Introdução à escultura em pedra, com foco em técnicas manuais, ferramentas e leitura do material. Encontro entre matéria bruta e intenção poética.
Escola de História da Arte
Programa Online com Prof. Dante Velone
Frequência contínua desde 2024
Estudos em história da arte ocidental e suas intersecções com estética, filosofia e política. Aprofundamento teórico que sustenta sua produção artística com repertório crítico e simbólico.
Reserve um momento com a nossa equipe